Dieta para memória e concentração

Distúrbios de memória e concentração podem ocorrer em qualquer idade e podem se manifestar de diferentes maneiras: dificuldades de aprendizagem, lapsos de memória, diminuição da concentração, etc. A nutrição pode desempenhar um papel significativo na manutenção e até mesmo no aprimoramento dessas funções. O regime de memória e concentração visa garantir um suprimento ótimo de nutrientes envolvidos no funcionamento do cérebro, para garantir seu bom desempenho ao longo do dia.

Os pontos essenciais do esquema especial de memória e concentração:

  • Espalhe a ingestão de carboidratos ao longo do dia
  • Aumentar o consumo de ômega-3
  • Garantir uma boa ingestão de vitaminas e minerais
  • Mantenha uma boa hidratação
  • Siga uma dieta mediterrânea

Benefícios da Dieta e Alimentos para Memória e Concentração

A memória especial de dieta e concentração tem muitos benefícios, permite:

  • Manter e melhorar as funções cognitivas
  • Garantir um suprimento adequado de nutrientes que interferem no funcionamento do cérebro
  • Melhore a memória e a concentração ao longo do dia
  • Alivie problemas de memória e concentração
  • Alcançar e manter um peso saudável

Mais de  40 nutrientes  intervêm no funcionamento do  cérebro . A este respeito, também é importante garantir a ingestão adequada de macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Nesta ficha informativa, discutiremos as  medidas alimentares  a serem implementadas para tornar nossa memória e concentração mais eficientes e manter nossa energia ao longo do dia.

Existem também alguns medicamentos que conseguem te ajudar a concentrar melhor, como o Neurovit.

Concentração: recomendações dietéticas para uma refeição melhor

Esta folha destina-se a fornecer-lhe as recomendações alimentares a seguir para melhorar a sua memória e concentração. Através da comida, também é possível manter um bom nível de energia ao longo do dia. Para isso, a dieta para concentração e memória terá que trazer todos os nutrientes que o cérebro precisa para funcionar a toda velocidade.

Quais alimentos para memória e concentração?

Alimentos que são bons para a memória e concentração são alimentos que são ricos em nutrientes e baixos em lipídios e açúcares de baixa qualidade. Mais geralmente, recomenda-se seguir uma dieta mediterrânea rica em ômega-3, proteínas magras e vitaminas para melhorar as habilidades cognitivas. Para um nível de energia constante, os carboidratos devem ser distribuídos ao longo do dia.

Dieta do tipo mediterrânico

A dieta mediterrânea atrasaria o declínio cognitivo em idosos e poderia proteger pessoas com comprometimento cognitivo leve da doença de Alzheimer.

Os princípios básicos da dieta mediterrânica são:

  • Muitos produtos de grãos completos, peixe, frutas e legumes, alho, cebola, especiarias e ervas
  • Uso de azeite como gordura principal
  • Consumo diário de legumes, nozes e sementes, iogurte e queijo
  • Consumo médio de frango, ovos e alimentos doces
  • Muito pouca carne vermelha
  • Uma ingestão calórica diária razoável (1.800 a 2.500 calorias por dia)

Pequeno-almoço completo

Estudos mostram claramente que tomar um café da manhã completo melhora o desempenho acadêmico e reduz os problemas de memória e concentração antes do meio-dia. Esses efeitos são ainda mais pronunciados se o café da manhã for rico em carboidratos. De fato, depois do café da manhã, um nível de glicose em um nível ótimo promove o desempenho intelectual. Ignorar o café da manhã está claramente associado à fadiga do estudante. Para atingir e manter o nível desejado de glicose no sangue, recomenda-se concentrar-se em alimentos que contêm naturalmente carboidratos e são ricos em fibras, mas para reduzir aqueles ricos em açúcares adicionados. Também é importante consumir um pouco de proteína no café da manhã e reduzir os alimentos que são muito oleosos ou não muito nutritivos.

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